Todos os livros da Sarah J Maas em ordem

Post atualizado em: janeiro de 2024

Fugindo um pouco do gênero de romance de época e caindo na fantasia, eu trouxe hoje para essa série uma das minhas autoras favoritas: Sarah J Maas.

Com narrativas épicas, vilões bem trabalhados e heróis maravilhosos, os livros da Sarah fazem muito sucesso entre o público jovem adulto e adulto também. Mas se você caiu de paraquedas por aqui e não sabe por onde começar, eu te ajudo.

Até o momento, Sarah tem três séries principais publicadas: Trono de Vidro, Corte de Espinhos e Rosas, e Cidade da Lua Crescente. A minha favorita por enquanto (eu me reservo o direito de mudar de opinião no futuro) é Trono de Vidro, mas ela também é a série mais longa e a que tem mais elementos YA (jovem adulto), principalmente nos primeiros livros. Corte de Espinhos e Rosas começou a ser publicada antes de Trono de Vidro acabar e tem elementos mais “adultos”. Cidade da Lua Crescente é a mais nova e já foi lançada como adulta, portanto tem cenas +18, presença de drogas, palavrões, etc.

Até o ano passado eu diria que dava pra ler as séries em qualquer ordem, mas, com o lançamento de “Casa de Chama e Sombra” isso mudou um pouco e os três universos estão oficialmente se misturando. Minha dica então é ficar de olho nesses livros-chave:

Leia “Corte de Asas e Ruínas” (3° livro da série “Corte de Espinhos e Rosas”) antes de “Reino de Cinzas” (último livro da série “Trono de Vidro”). Leia a série “Cidade da Lua Crescente” depois de “Corte de Asas e Ruínas”. Leia “Corte de Chamas Prateadas” antes de “Casa de Chama e Sombra” (3° livro da série “Cidade da Lua Crescente”.

Use o índice abaixo para ir direto para uma série:

Trono de Vidro

A história que começou como uma fanfic de Cinderela, se ela fosse uma assassina com a missão de matar alguém no baile, se tornou uma jornada de proporções épicas, cheia de reviravoltas e segredos. Trono de Vidro é uma das minhas séries favoritas de fantasia, tanto pelo enredo quanto pelos personagens.

No primeiro livro conhecemos Celaena Sardothien, a maior assassina de Adarlan, mas que passou os últimos anos como escrava em uma mina de sal. Até o dia em que o príncipe Dorian aparece com uma proposta: ele a libertará se ela vencer o torneio que escolherá o próximo campeão do rei. Uma vez no castelo, Celeana não tem que se preocupar apenas com os outros competidores, mas também com algo maligno que assombra o lugar.

Acredite em mim, a história só cresce a partir daí, introduzindo magia e outros seres que não são humanos, além de um inimigo que pode destruir o mundo.

Mas algumas coisas podem confundir…

O livro “A lâmina da Assassina” é uma coletânea de contos que se passam antes do livro 1, então uma maneira de ler a série seria começando por ele. Contudo, eu não recomendo isso. Como os contos são narrativas curtas, eles não são muito bons para apresentar o universo e os personagens. Então, quando ler “A lâmina da Assassina”? Eu recomendo ler depois do 2° (Coroa da Meia-noite) quando você já conhece a protagonista um pouco melhor, tem algumas dicas sobre seu passado e fica sabendo de uma revelação bombástica.

Essa não é uma fonte de confusão tão grande assim, mas vale a pena falar. Quando o livro 5 (Império de Tempestades) foi lançado, a editora decidiu dividir em dois tomos “para não ficar um livro muito grande”. A decisão não agradou a maioria dos fãs, eu me incluo nesse grupo, afinal comprar os dois livros menores saía mais caro do que comprar um livro grande e ele era grande sim, mas teria o tamanho do 4°. A questão é que a editora acabou relançando a versão em um tomo único, com uma capa praticamente igual à do antigo tomo 1. Se você decidir comprar o livro novo, provavelmente só vai achar o tomo único à venda, mas se for comprar em um sebo ou trocar com alguém, dê uma conferida na capa para ter certeza de que não está levando o “Vol. 5 – Tomo 1” ao invés do que vem escrito “Vol. 5”. Na dúvida, confira o número de páginas, se tiver mais de 600, é o tomo único.

Por último, existe “Torre do Alvorecer” que era para ter sido uma novela, mas a Sarah percebeu que tinha muito a ser explorado, então acabou virando um livro mesmo. Acontece que a história de Torre do Alvorecer se passa paralelamente a de Império de Tempestades, mas seguindo um núcleo diferente de personagens em outro país. Algumas pessoas pulam esse livro, mas eu não recomendo isso, em primeiro lugar porque é ótimo (inclusive paguei língua porque achei que ia ser ruim) e revela algumas coisas muito importantes para a trama geral da série. E o que pode gerar confusão na história toda? O fato de estar escrito na capa “Um romance de Trono de Vidro” ao invés de “Vol. 6” ou “Vol. 5.5”. Portando, fique sabendo: Torre do Alvorecer deve ser lido depois de Império de Tempestades e antes de Reino de Cinzas.

Para facilitar a vida, vou deixar aqui a lista dos livros em ordem leitura e os links para as resenhas que eu fiz no Instagram para algum deles (aviso: elas podem ter spoilers dos livros anteriores). Lembrando que a posição de “A Lâmina da Assassina” é baseada na minha opinião, ok?

Ordem dos livros

  1. Trono de Vidro
  2. Coroa da Meia-Noite (Vol. 2)
    • A Lâmina da Assassina (Histórias de Trono de Vidro)
  3. Herdeira do Fogo (Vol. 3)
  4. Rainha das Sombras (Vol. 4)
  5. Império de Tempestades (Vol. 5)
  6. Torre do Alvorecer (Um Romance de Trono de Vidro) (resenha)
  7. Reino de Cinzas (Vol. 6) (resenha)

Corte de Espinhos e Rosas

Essa série começou a ser publicada enquanto Trono de Vidro ainda estava em andamento, mas, apesar de trazer os feéricos (uma raça que aparece na outra série), não tem relação com ela além da pequena aparição que eu mencionei no início do post.

Os livros trazem alguns elementos de contos de fadas, principalmente de A Bela e A Fera. A protagonista da vez é Feyre, uma humana, filha mais nova de um mercador que perdeu toda a sua fortuna e foi obrigado a se mudar para uma cidade pequena. Para garantir a sobrevivência da família, Feyre caça na floresta próxima à muralha que divide as terras dos humanos e dos feéricos, apesar de todas as histórias sobre os perigos que rondam um lugar. Quando mata um feérico por engano, Feyre é levada para além da muralha e se vê em um mundo fascinante e letal.

Algumas coisas que você precisa saber…

O livro “Corte de Asas e Ruína” conclui a história que começou com Feyre em “Corte de Espinhos e Rosas”, mas, em 2016, foi anunciado que Sarah escreveria mais livros sobre esse universo. Ao que parece, seriam mais duas novelas e três livros completos após o fim da trilogia inicial, até o momento foi lançada um das novelas (Corte de Gelo e Estrelas) e um dos livros (Corte de Chamas Prateadas, que chega ao Brasil este semestre). Não foi dito mais nada sobre o assunto, ainda assim, eu deixei o espaço para todos os livros novos na foto e qualquer novidade, atualizo aqui.

Ao contrário do que aconteceu com Trono de Vidro, a ordem de leitura da corte não tem mistérios, então segue a lista:

Ordem dos livros

  1. Corte de Espinhos e Rosas
  2. Corte de Névoa e Fúria (Vol. 2)
  3. Corte de Asas e Ruína (Vol. 3) (resenha)
    • Corte de Gelo e Estrelas (Uma Novela do Universo de Corte de Espinhos e Rosas)
  4. Corte de Chamas Prateadas (Vol. 4)

Cidade da Lua Crescente

E chegamos a série mais recente da autora: Cidade da Lua Crescente. O primeiro livro, Casa de Terra e Sangue, foi lançado em 2020 e traz a história de Bryce, uma mulher que é metade humana e metade feérica (sim, ao que parece Sarah adora essa raça) e tinha uma vida perfeita, até um demônio assassinar alguns dos seus amigos. Dois anos depois, ataques parecidos acontecem e Bryce se junta a Hunt, um anjo caído, para investigar as mortes.

Ao contrário das séries anteriores, essa tem uma ambientação mais moderna, semelhante aos nossos dias atuais, e traz também novas espécies.

O que você precisa saber:

No terceiro livro dessa série os universos que a Sarah criou se misturarão, então eu recomendo a leitura dele depois de “Corte de Chamas Prateadas” (4° livro da série “Corte de Espinhos e Rosas”).

Até o momento essa série será uma trilogia, mas se houver alguma alteração (como aconteceu com Corte de Espinhos e Rosas) eu atualizo aqui.

Ordem dos livros

  1. Cidade da Lua Crescente: Casa de Terra e Sangue
  2. Cidade da Lua Crescente: Casa de Céu e Sopro
  3. Cidade da Lua Crescente: Casa de Chama e Sombra

Lendas da DC

Para finalizar, temos a série Lendas da DC. Como o próprio nome já diz, os livros são focados em personagens do universo da DC Comics, como Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, etc., e cada um é escrito por um autor diferente. Sarah escreveu o 3° livro da série, focado na Mulher-Gato.

A ordem que eu leria os livros hoje se soubesse do que sei:


Por enquanto é isso, espero que tenham gostado do post e que ele tenha ajudado a esclarecer algumas coisas. Se você quiser ver as outras autoras que já apareceram nessa série é só clicar aqui. Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários.

Até mais,

Nayara Yanne

23 comentários em “Todos os livros da Sarah J Maas em ordem

Adicione o seu

  1. Li as coleções Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas duas vezes. Super recomendo.
    Cidade da Lua Crescente é muito bom também. Agora é esperar o segundo livro traduzido.
    NÃO VEJO A HORA !!!!!

    Curtir

    1. Já li a saga Corte de Espinhos e Rosas e quero começar a ler Trono de Vídeo, tenho todos os livros, mas tô ansiosa pra ler antes Cidade da Lua Crescente tbm, porque tbm tenho o livro 1. Amei o blog! Obrigada pela publicação!

      Curtir

  2. Olá, amei a resenha!!! Li primeiro trono de vidro, gostei muito, em seguida li corte de espinhos e rosas e confesso que é meu preferido. Gostaria de saber qual a parte em que os personagens de corte aparecem em reino de cinzas, pois como li trono primeiro, eu ainda não conhecia. Se alguém puder me ajudar. Obrigada.

    Curtir

  3. Olá!! Cá estou eu em dezembro de 2022 empolgada em começar essas sagas tão aclamadas, Acotar e Trono de vidro… Amiga tudo bem se eu começar por Acotar? 🙂 obrigada!!

    Curtir

    1. Oi, Demilia! Obrigada pelo seu comentário.
      Pode começar por Acotar sim, a única relação entre as séries é que no último livro de Trono de Vidro tem um momento compartilhado entre elas e no 2º livro de Cidade da Lua Crescente também tem uma parte que relaciona com Acotar.

      Curtir

      1. Mto obrigada por responder ^_^
        Então irei finalizar 2022 iniciando ACOTAR 🫶🏻
        E que seja um excelente 2023 de bons livros ✨

        Curtir

  4. Olá Nayara, tudo bem? Obrigada por essa pagina dedicada aos livros de Sarah J. Maas. Vai me ajudar muito quando começar a ler. Estou colocando em ordem ainda para deixar tudo organizado.

    Curtir

  5. oi nayara, tudo bem? gostaria de saber se a coleção Trono de Vidro também envolve romances, pois já li acotar e queria começar a coleção trono de vidro mas prefiro livros de romances então não queria começar sem saber😁

    Curtir

  6. aoba, daria pra ler o corte e espinhos dps de ler trono de vidro?? po to no 5 livro quase indo pra torre e reino das cinzas parar pra isso é meio paia. Claro acho que ainda iria ler sim mas tipo impacta diretamente ler ou não ler antes de ler o Reino das cinzas, sei la pra tlvz entender o passado daquele mundo que se passa trono de vidro?

    Curtir

    1. Oi, Enzo, obrigada pelo seu comentário! O impacto não é grande, o que acontece é que em uma cena no fim de Reino de Cinzas aparecem dois personagens da série Corte de Espinhos e Rosas, então gera uma sensação de nostalgia para quem já tinha terminado a série. Mas não é nada essencial, então dá para terminar de ler a série do Trono e depois ir para a da Corte. Agora, eu realmente recomendo ler essas duas antes de ler os livros de Cidade da Lua Crescente porque os universos da Sarah começam a se encontrar mais nessa série.

      Curtir

  7. olá, eu li a serie Corte de Espinhos e Rosas, porém qdo finalizei o 5º livro Chamas Prateadas fiquei com o sentimento de que ficou inacabada a série, muitos personagens sem final, exemplo a parceria de lucien e elain, o monstro que ela liberou para ajudar na guerra o contrato que tinham, o possivel pai de Lucien, ás Valquíria poderia me dizer sua opinião a respeito? Será que terá continuação?

    Curtir

    1. Oi Juliana, obrigada pelo seu comentário! Vão ter mais livros da série da Corte, a Sarah fez um story no Instagram uns meses atrás falando que estava escrevendo o próximo, só não falou sobre quem vai ser. E eu ainda não li os últimos da série Cidade da Lua Crescente, mas sei que alguns personagens da Corte aparecem nele também, provavelmente ela vai misturar mais os universos daqui para frente.

      Curtir

      1. Desculpe pelo spoiler!! As histórias nos outros livros são relevantes a Serie da Corte ou não necessariamente?

        os personagens sao citados, porém os livros não são entrelaçados ?

        Curtir

      2. Como eu ainda não li o 3° da série Cidade da Lua Crescente (que é onde acontece essa mistura de séries) não posso te dar certeza, mas pelo que eu ouvi falar, parece que os personagens da Corte tem um papel importante nele.
        Até agora a relação da série Trono de Vidro com as outras é muito pequena, mas isso pode mudar mais para frente também.

        Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora